Como divulgar e vender no Instagram
Saiba como divulgar e vender no Instagram
Nos últimos anos, as redes sociais vêm sendo utilizadas como estratégia digital para fortalecer marcas e aumentar as vendas, e o Instagram é uma delas. O aplicativo tem mensalmente mais de 1 bilhão de usuários ativos, e o Brasil é o terceiro país com mais números de usuários, o que o torna atrativo para a divulgação de marcas, produtos e serviços.
No momento que estamos vivendo de distanciamento social e de fechamento de estabelecimentos comerciais, a criatividade e a utilização de ferramentas digitais são indispensáveis, tanto para as vendas quanto para a divulgação da marca.
Mas, e aí, como posso divulgar e vender no Instagram?
Nós temos 5 dicas que podem te ajudar nessa jornada e abaixo diremos como:
1- Crie uma conta comercial no Instagram:
Criar uma conta no Instagram é um procedimento simples, você precisa baixar o aplicativo em um celular Smartphone ou Tablet. Ele está disponível na Play Store (para celulares com Android), na App Store (para iPhone) e na Windows Phone Store (para celulares da Microsoft).
Depois de instalado, você iniciará o cadastro de sua conta no ícone que aparece no menu e pode iniciar as configurações, deixando a sua conta como Comercial.
Após as configurações, é hora de mostrar a sua imagem. Coloque no perfil a foto do logo de sua empresa e inclua informações como o site, telefone para contato, endereço, etc. É hora de mostrar que você existe e está disponível para atender.
2- Defina seu público-alvo:
A definição do público-alvo é essencial nessa etapa. Você precisa saber muito bem quem são as pessoas que consomem o produto/ serviço, ou seja, precisa ter a noção exata do seu público-alvo para poder criar conteúdos e estratégias de vendas direcionadas a ele.
Pense comigo, você pode ter muito seguidores, mas nenhum deles se enquadra no perfil dos que consomem seu produto/ serviço, o que isso vai te agregar? Por isso, você precisa de seguidores que se interessem pelo que você vende e que possam ser possíveis compradores.
3- Crie conteúdos e imagens para publicações:
O Instagram é uma rede social visual, as pessoas passam um bom tempo olhando imagens, por isso, na hora de fazer publicações, é indispensável ter imagens que remetam ao seu negócio, bem produzidas e que chamem a atenção, para não se perderem em meio a tantas outras.
Além da produção visual, a forma escrita deve vir para complementar seu conteúdo. Utilize textos não muito longos e de fácil entendimento para explicar mais sobre a sua empresa, seu produto ou até mesmo para definir o posicionamento da marca. Além de texto, a utilização de emotions é uma boa e divertida forma de se comunicar.
Estabeleça um cronograma de publicações, pois ajudará muito na gestão da sua página, além de mostrar aos seus seguidores que você está presente e ativo no negócio.
4- Divulgue:
No Instagram, existem vários formatos para você trabalhar e fazer a sua divulgação, que pode ser de forma orgânica (não paga) ou de forma patrocinada, pagando anúncios para o Instagram. Nesses dois formatos, você pode escolher a melhor opção para o seu negócio e iniciar a divulgação de seus produtos nos ícones disponíveis pelo Instagram, tais como:
- Feed de notícias: serve para publicações de fotos ou vídeos que ficarão disponíveis para todos que visualizarem o seu perfil ou quando fizerem uma publicação. É o lugar onde a sua divulgação precisa ser bem elaborada e chamativa, por isso, capriche nas imagens e vídeos;
- Instagram Stories: a publicação fica disponível por 24 hs e é uma excelente estratégia para aproximar as pessoas. Você pode usar filtros, fazer pequenos vídeos, propor enquetes às pessoas para saber a opinião delas, inserir Landing Pages, Quiz de perguntas e respostas, etc. Enfim, há diferentes funcionalidades disponíveis que farão o seu perfil mais interativo;
- Direct: é um recurso que permite trocar mensagens, fotos e vídeos de forma privada com seus seguidores ou com contas não privadas. Essa função permite que sua empresa se aproxime dos seguidores, é possível direcioná-los às páginas de conversão e atrair a atenção deles para o seu produto/ serviço;
- IGTV: é o meio para publicações de vídeos de duração mais longa. É possível subir vídeos verticais com duração mínima de 15 segundos e máxima de 60 minutos. Qualquer pessoa cadastrada no Instagram pode ter um canal do IGTV. Você pode utilizar para fazer um breve relato do seu produto/ serviço ou até mesmo uma demostração para aguçar a curiosidade das pessoas;
- LIVE: Acredito que após o surgimento da pandemia da COVID-19, você já deva ter ouvido falar bastante em LIVE, e o Instagram também oferece essa ferramenta. É possível fazer vídeos ao vivo, com as pessoas interagindo por mensagens. É uma maneira de divulgar matérias sobre a sua empresa, convidar especialistas para falar sobre um determinado tema que possa agregar valor ao seu negócio e até mesmo ensinar algo relacionado à sua marca.
Outra maneira legal de divulgar no Instagram, mas que infelizmente é paga, é através de perfis de influenciadores, que indicam seus produtos/ serviços para os seguidores. Porém, é recomendável tomar muito cuidado com a contratação desse serviço, pois é necessário ter a certeza de que esses influenciadores estão engajados com a sua marca e que os seguidores são adequados para o seu tipo de negócio. A divulgação e indicação de clientes e pessoas próximas, também podem ajudar a alavancar as suas vendas, e o melhor, de maneira gratuita.
5- Faça análises:
Toda estratégia precisa ser analisada e medida, e no Instagram não é diferente. Quando você cria uma conta na rede social e divulga para todos, precisa analisar como está sendo o desempenho, que tipo de publicação o seu público gosta mais, quais são os horários em que seu conteúdo tem mais visualização e interação. Para fazer essas análises, a própria ferramenta disponibiliza essas informações para você, em configurações da conta. Isso certamente vai te ajudar a tomar decisões de forma mais eficiente e assertiva.
Bem, já vimos que com o Instagram e criatividade, muitas ideias legais podem ser desenvolvidas para a sua empresa se destacar no mercado e vender mais. Uma coisa que gosto de lembrar é que cada rede social atinge um determinado público. Se o seu já está no Instagram, o que está esperando para movimentar a sua conta?