Como usar os insights do Google Analytics

6 de abril de 2020

O Google Analytics é uma ferramenta gratuita do Google, amplamente conhecida e utilizada. Ela dá a possibilidade para o empreendedor analisar dados importantes e assim entender o comportamento do consumidor. Como o próprio Google define, o Google Analytics veio para “transformar ideias em ação”.

Os dados fornecidos por essa ferramenta envolvem o engajamento social, número de visitantes, quem está visitando em tempo real, fontes de tráfego, as palavras-chave mais utilizadas, e as páginas mais bem colocadas em ranking. Peças essenciais do quebra-cabeças de um negócio de sucesso.

Esses dados são fundamentais para que um diagnóstico seja elaborado e uma estratégia de marketing mais específica, seja montada. O Google Analytics é a oportunidade de saber quais redes sociais estão direcionando a maior parte do tráfego, qual é o melhor conteúdo em desempenho social e um dos pontos mais procurados: como os visitantes interagem com o seu conteúdo.

Os dados são um caminho disponível e precisam ser analisados adequadamente, por isso neste artigo vamos te explicar tudo o que é preciso para usar os insights do Google Analytics a favor do seu e-commerce.

 

O que é Google Analytics?

 

Criado em 2005, nos primórdios do marketing digital, o Google Analytics é um serviço gratuito do Google que mostra estatísticas de visitação de um site, dados que permitem otimizar campanhas de marketing e a utilização do Google Adsense.

Para começar uma avaliação basta que você vá para analytics.google.com, inicie a avaliação com o nome da sua conta e siga os passos seguintes. Ou então, baixe o aplicativo do Google Analytics no seu celular.

 

Porque usar o Google Analytics

 

O grande desafio de empreendedores com negócios virtuais é manter a audiência interessada no seu conteúdo, e os assuntos que são mais relevantes vão ser apontados pelos resultados do Google Analytics.

Usar o Google Analytics é se manter atualizado sobre as tendências do mercado. Com ele você vai perceber os pontos fortes do seu negócio e o que pode ser melhorado.

Em um ambiente tão amplo como a internet, saber como atingir pontos específicos faz parte de uma trajetória de sucesso. Por isso ferramentas de dados como o Google Analytics não são exceções, são regra para a existência de um e-commerce.

 

Tenha planejamento estratégico usando o Google Analytics

 

O planejamento estratégico é um mapa que identifica a sua posição atual e constrói uma rota em direção ao seu objetivo. Aplicar esse conceito ao seu e-commerce é mais simples do que parece.

Um exemplo é a prospecção de clientes de outras localidades. Um dos dados que o Google Analytics te permite saber é a geolocalização dos seus clientes, assim você pode construir estratégias como frete grátis, para as regiões que você ainda não atingiu o seu potencial.

O Google Analytics também mostra o quanto o seu conteúdo prende o usuário, ou seja, quanto tempo ele fica na sua página. Faça sempre testes de melhoramento com assuntos novos sobre a sua área de atuação.

O caminho que o usuário faz para te encontrar também faz parte do relatório do Google Analytics. Depois desse relatório a sua campanha de marketing vai focar muito mais nas áreas que você precisa melhorar, sem deixar de potencializar aquele espaço em que você é mais conhecido.

 

Insights para o seu e-commerce

 

Os insights do Google Analytics é uma ação pensada em facilitar a decodificação dos dados recebidos. Com ele você acompanha as tendências e oportunidades específicas do seu tipo de negócio.

Os insights são acessados pelo painel do Analytics Intelligence, no aplicativo do Google Analytics. Os passos são: fazer o login, ir até a sua vista, abrir relatórios e clicar no botão Intelligence.

Os insights vão aparecer classificados em feeds novos, salvos e lidos. E com o algoritmo de aprendizado de máquina, os resultados dos insights vão ser os mais proveitosos para você.

Você também pode fazer perguntas objetivas nos insights, como, por exemplo, o número de novos usuários cadastrados no seu site. Com os insights a análise de dados não depende da sua interpretação, ele responde exatamente o que é pedido.

O Google Analytics é uma ferramenta importante para o seu negócio, e os insights são o que faltava para você aplicar com excelência a estratégia baseada nos resultados obtidos.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum. Ut enim ad minima veniam, quis nostrum exercitationem occaecat cupidatat non proident.

Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum.
Mary Grant
Mary Alice Grant
Shopoholic

At vero eos et accusamus et iusto odio dignissimos ducimus qui blanditiis praesentium voluptatum deleniti atque corrupti quos dolores et quas molestias excepturi sint occaecati cupiditate non provident, similique sunt in culpa qui officia deserunt mollitia animi, id est laborum et dolorum fuga. Et harum quidem rerum facilis est et expedita distinctio. Nam libero tempore, cum soluta nobis est eligendi optio cumque nihil impedit quo minus id quod maxime placeat facere possimus, omnis voluptas assumenda est.

Comments 0

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *